Jogos tradicionais



Infantis:


Ayatori – Jogo predominantemente feminino. O objetivo deste jogo é, com uma corda criar formas e figuras com os dedos, podendo ser jogado a par ou sozinho. Quando jogado a pares, um jogador segura a corda com uma forma e o outro jogador pegando na mesma corda tenta fazer uma forma diferente. A pessoa que errar a fazer a forma perde.

Beigoma – Jogo predominantemente masculino composto por uma luta de piões customizados pelos jogadores em que o que possuir o último pião a parar vence.

 



Daruma san ga Koronda – É um jogo para pelo menos 3 jogadores. Uma pessoa é escolhida como “Oni”. Antes do jogo começar uma linha de começo é assinalada e o “Oni” posiciona-se a alguma distância da mesma. O “Oni” encontra-se virado de costas para os outros jogadores e dirá “Daruma-san ga koronda”. Enquanto essa frase é dita os outros jogadores podem-se mover mais perto do “Oni” porém se o “Oni” após ter acabado de o dizer virar-se e vir algum jogador a mexer-se, esse jogador é “capturado”. O objectivo é os jogadores comuns chegarem até onde o “Oni” se encontra sem serem apanhados.

Fukuwarai – Jogo normalmente jogado durante a altura do ano novo (Oshogatsu). Consiste num número indeterminado de jogadores que tentam colocar diferentes partes de uma cara (olhos, sobrancelhas, nariz e boca) numa cara em branco, com os olhos tapados.


Hana Ichi Monme -  É composto por 2 grupos de números iguais, formando 2 filas horizontais viradas uma para a outra, onde todos os jogadores se encontram de mãos dadas. Um dos grupos dá passos em frente cantando uma música específica para este jogom, enquanto que a outra equipa recua para manter ambas as equipas em paralelo. Sempre que a música acabar, o líder de cada equipa dá um passo em frente e fazem uma ronda de “Janken” (versão japonesa de “pedra, papel, tesoura”). O vencedor volta para a sua equipa e em conjunto escolhem um elemento da outra para se juntar a eles. O jogo continua até uma equipa ficar sem elementos.


 

Hanetsuki – É o equivalente a badmington sem rede, é jogado com uma pá de madeira rectangular (Hagoita) e um volante. Maioritariamente jogado por raparigas na altura do ano novo. Tradicionalmente, o objetivo é manter o volante o maior tempo possível sem cair no chão pois acredita-se que quanto mais tempo o volante se mantiver no ar, mais proteção contra mosquitos os jogadores terão no ano seguinte.

 

Kagome Kagome – Uma criança é escolhida como “Oni” e senta-se de olhos tapados. As outras crianças andam à volta a cantar e com as mãos dadas, quando a música parar, se o “Oni” acertar no nome da pessoa que se encontrar atrás dele, os lugares são trocados.



 

Kendama – Um Kendama é um brinquedo tradicional japonês que consiste em dois copos de madeira colocados no centro de um espigão em que o jogador tem que colocar uma bola agarrado por um fio em ambos os copos.









Oshiruka Manju – Jogo muito simples que é jogado nos dias frios para se ficar quente. Jogado pelo menos com 3 jogadores, mas quantos mais melhor, consiste em formar um círculo mais perto possível uns dos outros, e de costas viradas. Depois disso, os jogadores empurram-se uns aos outros com as costas enquanto cantam “Oshikura Manju osarete nakuna” (Oshiruka Manju não chora mesmo quando é empurrado). O jogo prossegue assim e não tem um fim concreto.



 
Otedama – Consiste em malabarismo de sacos de feijão, normalmente acompanhado por canções.




De Tabuleiro:



Go – Jogo a 2 em que cada jogador coloca “pedras” brancas e pretas em intersecções no tabuleiro. O objectivo do jogo é usar as próprias pedras para controlar uma maior porção do tabuleiro, podendo o jogador adversário capturar as suas peças tornando o jogo mais versátil.



Shogi (xadrez dos generais) – Também conhecido como xadrez japonês, é um jogo de 
estratégia de 2 jogadores vindo do “chaturanga” (originado na Índia). Cada jogador tem 20 peças de tamanhos diferentes. Estas são das mais fortes (maiores) para as mais fracas (menores): 1 rei, 1 torre, 1 bispo, 2 generais de ouro, 2 generais de prata, 2 cavaleiros, 2 lanças e 9 peões, algumas delas com movimentos diferentes das do xadrez internacional. Embora diferente em muitos aspectos, Shogi tem o mesmo objectivo que o xadrez internacional capturar o rei e fazer “xeque-mate”.




De Cartas:


Buta no Shippo – Significa “cauda de porco” e é jogado com 3 ou mais jogadores. Consiste em fazer um círculo com todas as cartas viradas para baixo, este círculo é a tal “cauda de porco”. Os jogadores fazem pedra, papel, tesoura para decidir quem vai em qual ordem. Cada jogador por ordem tira uma carta e coloca-a no interior do círculo virada para cima, voltando a por as mãos no exterior. Quando um dos jogadores tirar uma carta “Joker”, do mesmo naipe ou o mesmo número que a anterior, cada um dos jogadores tem que por a mão em cima da carta o mais rápido possível. O que colocar a mão por último recebe todas as cartas que se encontram no interior do círculo. Ganha quem no final do jogo tiver na sua mão menos cartas.




Hanafuda – Hanafuda são cartas de origem japonesa que são usadas para vários jogos. O nome significa “Cartas florais”. Os jogos possíveis com estas cartas são: Koi-koi, Hachi-Hachi, Hana awase, Mushi, Sudaoshi, Tensho e Go-Stop.



Menko – Jogo para 2 ou mais jogadores. Cada jogador usa as suas caras “Menko”, feitas de cartão. Todas as cartas dos jogadores excepto uma são colocadas no chão e cada jogador tem que usar a sua carta para virar as dos outros, atirando-a. Aquele que obtiver mais cartas ou até mesmo todas, é o vencedor.



Oicho-Kabu – Parecido aos jogos de cartas “Blackjack” e “Baccarat”. Consiste em tentar obter cartas cuja soma dê um número acabado em 9. É um jogo de 2 pessoas, sendo uma delas responsável por dar as cartas. Ganha quem obtiver um número acabado por 9 primeiro.



 
De Dados:

Cho-Han – Jogo tradicional usado maioritariamente para apostas. O jogo consiste no uso de 2 dados de 6 lados que são mexidos num copo de bamboo. O copo é então posto na mesa virado para baixo. O jogador decide nesse momento se a soma dos números dos 2 dados irá dar um número par (Cho) ou ímpar (Han). O outro jogador mostra os dados e o vencedor recebe o dinheiro da aposta.


4 comentários: